Orientação Profissional ou Vocacional?

A orientação abrange diversos campos e deu origem a diversos termos. Vocação tem um sentido mais profundo e simbólico, está relacionada ao sentido da vida, ao “para que”, e ao “por que”. Também busca responder às perguntas “a que fui chamado?”, “o que eu devo realizar na vida?”.

O termo profissão ou ocupação está mais relacionado “o que fazer”, “como”, “onde”. Ambos os termos fazem sentido. Encontrar uma profissão, ocupação ou a sua vocação, são buscas justas e podem estar juntas. Gosto muito de compartilhar esta busca com as pessoas.

“O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra.” 
Aristóteles

Para você que é jovem e para os pais:

Eu preciso da orientação de um psicólogo?

                                     “Que ninguém despreze tua jovem idade.” 1 Timóteo 4,12

Não é fácil escolher corretamente uma profissão quando se é adolescente ou jovem. É uma época de intensas mudanças que afetam grandemente as nossas emoções. Muitos erram na escolha. Já pensou se você também fizer a escolha errada?

As estatísticas mostram que no Brasil existe uma enorme perda de recursos com o ensino universitário público ou particular. Muitas pessoas depois de formadas não desenvolvem carreira na área de formação e começam do zero uma outra atividade ou outro curso.

Escolhas bem orientadas colocam as pessoas em áreas onde elas têm mais chances de se realizar. Isso evita perda de tempo, dinheiro e expectativas.

Não existe uma idade determinada para isso. Um indicador é quando a questão da escolha da carreira ou profissão torna-se importante para você.

Um bom momento para iniciar o processo de escolha para o vestibular é no primeiro ano do ensino médio.

Pode ser no segundo ano? Sim, o importante é que a questão da escolha exista para você e não apenas para a sua família. Quando o estudante está no terceiro ano, o nível de ansiedade já está grande e o processo é mais doloroso, os prazos de inscrição para o vestibular estão chegando ou já chegaram, e agora?

Mesmo após a conclusão do ensino médio, se ainda existe dúvida quanto à escolha, a ajuda deve ser buscada. Afinal, é importante que seja tomada uma decisão bem fundamentada. A escolha sempre poderá ser reavaliada.

Acontece de já estar na universidade e não se identificar com o curso, perceber que não vai dar certo, que não encontrará o que busca naquele curso ou profissão. A dúvida é grande? Pintou aquela angústia?

Não continue sofrendo e insistindo no que pode não te levar a nada, busque ajuda. Não se precipite, nem saia atirando para todo lado. Converse com a sua família e peça ajuda para buscar a orientação de um orientador vocacional/profissional.

Presencial ou online. Agende uma consulta para avaliação do seu “momento de escolha” ou informe-se sobre o Atendimento Online.

Restou alguma dúvida?

Contate-me, terei prazer em esclarecer as suas questões.
Entre em contato ou me chame no WhatsApp.

“Trabalho é amor tornado visível.”  
Khalil Gibran

Para você que é adulto

Estou insatisfeito com a carreira. O que fazer?

Fique tranquilo, respire! Existe a orientação profissional para os profissionais que já estão desenvolvendo suas carreiras.

Vou te ajudar identificar se o problema está na carreira, no seu emprego ou ocupação, ou em outras áreas da sua vida. Depois de identificar onde está realmente o problema, vou te ajudar a buscar a superação das dificuldades e elaborar um projeto de vida.

Se uma mudança de carreira for a sua decisão, você receberá o apoio necessário para planejar cada etapa do seu futuro para pilotar livremente a sua vida profissional.

                          “Amor e fidelidade para quem busca o bem.” Provérbios 14,22

Não se preocupe, esse medo é mais comum do que você pensa. Afinal uma grande mudança de vida está prestes a acontecer e a insegurança quanto ao desconhecido acontece mesmo, é até salutar.

Neste momento da vida se a insegurança está falando alto é porque você não tem clareza sobre os seus objetivos quanto ao futuro, pois estava com muito foco no trabalho, filhos, vida social, etc.

Há pessoas que não se encaixam na vida depois da aposentadoria, muitas adoecem e buscam a cura na volta ao trabalho. Você não precisa passar por isso.

O serviço de orientação profissional/vocacional te ajudará a identificar os seus interesses e a fazer um novo projeto de vida, que incluirá ou não o trabalho remunerado.

Serão trabalhados três pontos fundamentais: autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional ou relacionada aos seus objetivos, projeto de vida.

Costuma ser um processo breve e varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem um ritmo próprio. Não é possível assegurar um prazo, contudo, observa-se que normalmente em até vinte seções a maioria dos orientandos elabora ou revisa o seu projeto de vida ou carreira.

Presencial ou online. Agende uma consulta para avaliação do seu “momento de escolha” ou informe-se sobre o Atendimento Online.

Restou alguma dúvida?

Contate-me, terei prazer em esclarecer as suas questões.
Entre em contato ou me chame no WhatsApp.

Agende sua consulta

Atendimento presencial ou online

Atendimento presencial

Atendimento online

[email protected]
opsicologocatolico.com.br

11 96064.4474

Av. Barretos, 501 – Jardim do Lago Atibaia (SP) – Brazil

Você também pode agendar diretamente comigo, através do Whatsapp ou e-mail. 

1° passo:
Acesse a minha página pessoal na plataforma de agendamentopelo link https://psi.opsicologoonline.com.br/josehamilton 

2° passo:
Selecione “Agendar Sessão” e siga as instruções de tela;
 

3° passo:
Escolha um dia e horário disponível, selecione “Avançar” e prossiga até “Finalizar”;
 

Você verá uma tela confirmando o agendamento. 

4° passo:
Efetuar o pagamento da sessão. 
Pule esta etapa caso tenhamos combinado de modo diferente, ou um pacote de sessões. 

Pronto!
Fique tranquilo ou tranquila. Você receberá confirmações sobre o agendamento
 realizadosobre o pagamento, sobre reagendamento e cancelamento da sessão. 

Fechar

Você pode escolher a opção abaixo mais conveniente. Conte sempre com a nossa ajuda.